[ Dokimos ] [ Pergunte ao Pastor ] [ Pedido de Oração ] [ Notícias ] [ Dicionário ]

Tema: Quem Será Arrebatado?
Texto: 1Tessaloniceses 4:16-17

Introdução

O arrebatamento da Igreja é descrito nesta referência acima citada. O mesmo, há de ser um evento ímpar na história da humanidade e na história da Igreja. O seu significado para os discípulos do Senhor, para a Igreja que milita aqui na terra, consiste em que, aqueles mesmos discípulos, de maneira concreta e vital, passarão a receber da natureza do Senhor Jesus Cristo. Contudo, a Palavra delineia quais as características que estes discípulos devem possuir para estarem entre os que serão raptados, arrebatados. A seguir, vamos analisar duas referências bíblicas que nos indicam como devem ser os crentes que serão levados para se encontrarem com o Senhor nos ares.

I - Uma Análise De Filipenses 1:9-10.

a) "Que O Vosso Amor Aumente Mais E Mais"

O amor mútuo dos irmãos, o amor àqueles que não são da Igreja e, acima de qualquer coisa, o amor a Deus. Infelizmente, a lógica de muitos descansa no amar o mundo, o pecado, às coisas profanas, do que amar aqueles que devem ser alvo do amor humano. Homens cada vez mais egoístas e amantes de si mesmos é o que se vê por aí, inclusive, na vida da Igreja. É o amor que é o vínculo da perfeição! É por ele que os ajustes pessoais, familiares, sociais e espirituais se tornarão realidades.

a.1. Amor a Deus - Mt 22:37
a.2. Amor ao Próximo - Mt 22:39

b) "Que Possais Discernir As Coisas Excelentes"

Discernir tem haver com provar, aquilatar. A única maneira do homem abster-se do que desagrada a Deus é sabendo distinguir, discernir entre o que é santo e o que é profano. O que aparentemente é bom, muitas vezes se confunde com o que de fato é bom. Como se averigua se uma nota de $ 50,00 é falsa ou verdadeira, assim devemos submeter a um teste as coisas que nos envolve ou que queira nos envolver em nossa vida cotidiana. Desta maneira, com a graça de Deus, poderemos discernir o que é bom e excelente, de tudo o que é vil e mundano. Inclusive, devemos saber também distinguir dentre as coisas boas, àquelas que são as melhores.

b.1. Distinguir entre o bem e o mal
b.2. Distinguir as melhores das melhores.

c) "Que Sejais Sinceros"

c.1. O (a) não sincero (a) é um enganador (a) que está repleto do que é mal.

A palavra "sincero" no latim significa "sem cera". O uso dela segundo sua definição latina fala da ausência da cera usada pelos escultores para disfarçar, tampar os defeitos da escultura.

c.2. Ser sincero (a) é não misturar-se com os males deste mundo de valores distorcidos.

d) "Inculpáveis"

d.1. Sem qualquer coisa difamatória - 1Pe 2:12

e) "Até O Dia De Cristo"

Esta frase é uma alusão ao arrebatamento da Igreja. É da maneira acima falada que o Senhor espera encontrar os Seus quando da Sua segunda vinda. A seguir, detalharei outros aspectos que devem marcar a vida daquele (a) que almeja o arrebatamento.

II - Uma Análise De Colossenses 1:10, 12.

a) "Andar Dignamente Diante Do Senhor"

Isso significa que o discípulo deve ter uma conduta de vida oposta à conduta da velha vida (Gl 5:6-25). Uma vez estando em Cristo, uma nova vida é gerada e, agora, os contrastes desta nova vida em relação à velha vida, devem tornar-se vivos na vida do discípulo. Só assim se poderá andar e maneira digna aos olhos do Senhor.

b) "Agradando-lhe Em Tudo"

"Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como aprendestes de nós de que maneira deveis andar e agradar a Deus, assim como estais fazendo, nisso mesmo abundeis cada vez mais". 1Ts 4:1

c) "Frutificando Em Toda Boa Obra"

c.1. O discípulo de Cristo foi criado Nele para isto - Ef 2:10
c.2. O discípulo que não frutifica é cortado e lançado fora - Jo 15:1-6.

d) "Crescendo No Conhecimento De Deus"

De que maneira pode-se crescer no conhecimento de Deus? Respondendo a esta pergunta de maneira conclusiva, posso dizer que isto se dará apenas por intermédio da execução da vontade do Senhor (Jo 7:17).

e) "Para Participar Da Herança Dos Santos Na Luz"

A herança de um discípulo de Cristo é a salvação em plenitude. O arrebatamento faz parte desta salvação plena. Ele está incluso no programa salvífico de Deus para a vida dos Seus e apenas os que atentarem dilgentemente para as direções do Senhor é que poderão participar deste "rapto" que removerá a Igreja deste mundo pervertido. Não podemos nos esquecer que "sem santificação ninguém verá ao Senhor" (Hb 12:14).

Conclusão

Que cumpramos as orientações do Senhor transmitidas a nós por Sua Palavra. Há muito de Deus para nós, não apenas nesta vida, mas na vida futura também. Que vivamos a nossa vida aqui neste mundo envoltos nos benefícios da salvação, mas que também não desviemos os nossos olhos da vida no céu que nos foi pometida pelo Senhor Jesus (Jo 14:1-5) e que será iniciada a partir do arrebatamento (para parte da Igreja, para aqueles que estiverem vivos no dia deste evento fantástico) do qual eu e você podemos e devemos participar.