Tema: Ações Essenciais Para Manter a Saúde de uma Igreja.
Texto: 1Coríntios 1:10.
Introdução
A epístola aos coríntios foi escrita para uma igreja assolada pela divisão. Havia uma série de fatores que estimulavam a presença do espírito faccioso no seio daquela igreja. Por exemplo: A lealdade a certos líderes (1:12); Leis sobre alimentos (8:10, 10:25); O falar em línguas (14).No início desta pistola, o apóstolo Paulo, incomodado com a realidade espiritual da igreja, insta com os crentes a que observem algumas práticas que iriam estabelecer os ajustes entre eles e que iriam, também, manter a saúde espiritual e fraterna naquela igreja. É sobre estas práticas que esta mensagem se propõe a falar.Antes de analisarmos quais são estas práticas, vamos analisar algumas expressões iniciais do verso seguinte:“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo...”
I – “Rogo-vos, porém, irmãos”.
a) Rogo-vos – Esta palavra na língua grega significa:
* Um pedido que beira o implorar com muita intensidade.
Havia muita vida e muito sentimento de urgência no pedido apostolar.
* Apelar com bastante seriedade.
O apóstolo, com esta palavra, deixa claro aos irmãos de Corinto que o assunto que ele iria tratar era extremamente relevante e importante.
b) Irmãos – O que há por detrás desta palavra é um tratamento fraterno e carinhoso.
* A intenção era a de mostrar que nele não havia motivações de ordem carnal. O caminho primevo para se tratar de problemas internos gerados por cismas é optar pela espiritualidade. Agir carnalmente não resolve as coisas, mas alimenta mais ainda o incêndio já existente.I
I – “Pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.
a) O nome de Cristo é usado por dezessete vezes neste mesmo capítulo.Há pelo menos duas razões para isso:
1° Para que os coríntios atentassem fixamente toda a sua atenção no nome de Jesus.
2° Para dar sustentação e força a sua exortação.
O fundamento de todas as iniciativas que envolvem a Igreja deve ser Cristo porque ela pertence a Ele. É o nome de Jesus quem dá autoridade e quem dá garantia de resolução harmoniosa e decisiva de problemas como este (e de qualquer outro, é claro).
III – “Que faleis todos a mesma coisa”.
a) Quando o apóstolo diz, “que faleis”, ele está com isso, desejando que naquela igreja houvesse concordância em palavras. Mas, para isso, eles deveriam:
* Buscar a paz entre eles – Hb 12:14.
* Resolver as suas muitas diferenças.
Principalmente aquela que os levava ao partidarismo faccioso.
IV – “E que não haja entre vós divisões”.
a) “Entre vós divisões”.
1- Divisões são a mesma coisa que:
1.1. Dissensões = Divergências de opiniões, interesses e etc.
1.2. Partidos facciosos.
2- A Bíblia diz que os crentes devem fugir da divisão e dos que a promovem – Rm 16:17
3- O Corpo de Cristo é e deve continuar sendo harmônico – 1Coríntios 12:18-25.4- Uma luta titânica sempre se dá dentro da Igreja do Senhor. A saber: DIVERGÊNCIAS versus CONVERGÊNCIAS.
V – “Antes sejais inteiramente unidos na mesma disposição mental e no mesmo parecer”.
a) “Antes sejais inteiramente unidos” pode ser traduzido por ‘Aperfeiçoados’.
1- Podemos entender isso como a necessidade do reajustamento das peças quebradas.
As peças estavam quebradas assim: Um dizia, eu sou de Paulo, outro dizia, eu sou de Apolo, outro dizia, eu sou de Cefas e outro dizia, eu sou de Cristo (v12). Reajustar estas peças quebradas implicava em sabe que Cristo não estava dividido (v13).
2- Um bom paralelo a ser traçado é o do “consertar as redes” – Mt 4:21.
b) “Na mesma disposição mental”.
Isto é. Concordância de pensamentos e sentimentos. Uma concordância gerada pelo Espírito Santo e não pelo simples esforço humano.
c) “E no mesmo parecer”
1- No mesmo propósito
2- Na mesma opinião
3- Na mesma decisão
Conclusão
Como um bálsamo que cura, são estas práticas ensinadas pelo apóstolo. Como anticorpos, assim agem estas práticas no organismo vivo que é a Igreja contra os corpos estranhos, que visam desarmonizá-la. Como elementos preventivos, estas mesmas práticas atuam para manter a Igreja à margem da erva daninha chamada facção, partidarismo.O conselho paulino não se restringe apenas à igreja de Corinto. Até porque, não somente aquela igreja está susceptível a viver o que ela viveu. Por conta disso, será de bom alvitre, tanto os líderes, bem como os liderados, constatarem, analisarem e praticarem o ensino passado aos crentes de Corínto.
Amém!
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