[ Dokimos ] [ Pergunte ao Pastor ] [ Pedido de Oração ] [ Notícias ] [ Dicionário ]

Tema: Sete Máximas Para o Sucesso.
Texto: Provérbios 4:20.




Introdução


O que é uma máxima? É uma norma de conduta expressa através de provérbio. O que é um provérbio? É um dito da vida comum, do dia a dia, que objetiva oferecer diretrizes para se alcançar uma história de vida bem-sucedida.A proposta do livro canônico de Provérbios é mostrar àquele que o lê, o que é a sabedoria e como alcançá-la para, finalmente, deixá-la guia-lo.As máximas que serão tratadas aqui estão recheadas de sabedoria. Por isso, observando-as, dando ouvidos à Palavra do Senhor, o sucesso se estabelecerá.


I – Primeira Máxima -- “Filho meu, não se apartem estas cousas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso.” (Pv 3:21).

Podemos definir sabedoria assim: Capacidade de estabelecer um juízo e de atuar com cautela.A palavra siso significa bom senso. Mas qual é a verdadeira sabedoria? Tiago diz-nos em sua epístola que: “A sabedoria, porém, lá do alto, é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.” (3:17).



Eis a verdadeira sabedoria e suas particularidades.


a) Conseqüências Para Quem Observa Esta Máxima.


1. Vida Para a Alma – v 22.
2. Segurança no Andar – v 23.
3. Repouso Seguro – v 24.

II – Segunda Máxima -- “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.” (Pv 13:12).

A esperança faz parte da grande tríade virtuosa neotestamentária. A saber: a fé, a esperança e o amor (1Co 13:13).



a) A Esperança é um Adubo Para o Cultivo da:


1. Perseverança.
2. Resignação.
3. Paz.
4. Confiança.
5. Prudência.
6. Temperança.
7. Diligência.

b) Conseqüências.

b.1. Negativamente. Quem nega a si mesmo o direito de ter esperança, “faz adoecer o coração”.
b.2. Positivamente. Quem caminha com esperança alcança o que se espera. E “o desejo cumprido é árvore de vida”. Ou seja, a conquista será como uma fonte de vida.



III – Terceira Máxima – “Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas.” (Pv 17:14).



O dia a dia da interpessoalidade é um campo minado. Saber relacionar-se é uma arte. Vivemos a nossa história de vida nos relacionando com pessoas diferentes de nós no humor, nas intenções, nas emoções... É dentro de casa, na igreja, no trabalho, nas instituições de ensino que somos desafiados a exercitarmos o nosso domínio próprio e a nossa capacidade de compreensão. Estas duas virtudes são essenciais para que evitemos as contendas e as rixas.Uma pessoa que administra bem os seus relacionamentos e que, a despeito das turbulências que surgem com eles, é uma pessoa de sucesso. Não como duvidar disso! É claro que não existem relacionamentos perfeitos. Mas, é certo que podemos crescer em qualidade.

a) Há Honra Para os Que se Desviam das Contendas – Pv 20:3.“Honroso é para o homem desviar-se de contendas...”



b) É insensato o Homem Que se Mete em Rixas – Pv 20:3.“...Mas todo insensato se mete em rixas.”


IV – Quarta Máxima -- “Os planos mediante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência.” (Pv 20:18).


Há um ditado popular que diz: Se conselho fosse coisa boa ninguém daria de graça. É óbvio que este adágio está equivocado. Ele deve ter sido criado por algum capitalista desses que têm por aí.Sempre haverá de ser assim: Duas cabeças pensam melhor do que uma. Desta forma então, quem quer sucesso na vida, nunca pode agir como um franco atirador. É evidente que se deve tomar cuidado com quem se irá aconselhar. Há muitos assassinos de sonhos soltos por aí. Mas, não é por causa disso que devemos incorrer no erro de não ouvirmos a outrem. Meu pai já diz: “Cautela e caldo de galinha, não faz mal a ninguém.” Portanto, tomar conselhos antes de qualquer empreendimento, é saber fazer a guerra do dia a dia de nossa vida com prudência, e é caminhar com e para o sucesso. Deus deu-nos juízo e razão para isso.Ver ainda Pv 11:14, 15:22, 24:6.


V – Quinta Máxima -- “Como cidade derribada, que não têm muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.” (Pv 25:28).



Para onde irá o homem que não domina a si mesmo?! O que conseguirá o homem que não domina a si mesmo?! Qual legado deixará para os seus um homem que não soube dominar a si mesmo?! Eis as respectivas respostas: Nenhum lugar; Nada conseguirá; Nada deixará.Como um homem poderá ter sucesso na vida se ele não domina seus vícios físicos, suas emoções e seus sentimentos? Como ele poderá ter sucesso se ele é atacado e dominado facilmente por seus desejos e por seus impulsos? É impossível! Saber manter-se, segurar-se, dentro dos limites, é condição sine qua non (sem a qual não) para quem deseja ter sucesso na vida.a) Um Gomo do Fruto do Espírito Santo – Gl 5:23.



VI – Sexta Máxima -- “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” (Pv 24:10).



A apatia, o desânimo, a estagnação, a procrastinação, o medo, a desilusão, o murmúrio, o nervosismo, a ansiedade... São sintomas da presença da fraqueza na hora da angústia. A questão não é que seja simples e fácil ser forte na hora das adversidades. O que nos ensina o texto é que devemos buscar vigor, força, para superarmos o momento aflitivo que estamos enfrentando. Devemos nos manter firmes em nossa têmpera nesta hora para vivermos o sucesso.Veja a seguir mais alguns ensinos bíblicos sobre a questão.

a) Alegria no Lugar da Fraqueza – Tg 1:2-4.
b) O Amparo Divino – Hb 13:5 (b).“...De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”
c) És Forte Quando És Fraco – Jl 3:10.“...Diga o fraco: Eu sou forte.”

VII – Sétima Máxima – “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina o teu ouvido.” (Pv 4:20).

Eis o cerne da questão! Todas as máximas citadas até aqui é Palavra de Deus. Ela é o real e seguro caminho para o sucesso!


a) Ela Fortalece – Sl 119: 28.


b) Ela Torna o Homem Mais Sábio – Sl 119:98.



c) Ela Ilumina – Sl 119:105.

d) Ela Esclarece – Sl 119:130.



e) Ela é Prazerosa na Hora da Angústia – Sl 119:92, 143.






Conclusão.




O sucesso não é uma meta fácil de ser atingida de maneira honesta e digna. Há muitos que alcançaram o sucesso passando por cima dos outros, planejando o mal contra os outros, usando de artifícios duvidosos... Mas, há também aqueles que, para esta vida, são bem sucedidos sem terem sidos amparados por aquelas coisas vergonhosas. Contudo, muito mais sucesso obterá aquele que pautar-se pela observância das máximas aqui citadas. Pela e com a Palavra de Deus, o sucesso que o homem alcança é integral (corpo, alma e espírito). Há muitos que já desfrutam desta vitória integral. Você também pode!

Amém!