[ Dokimos ] [ Pergunte ao Pastor ] [ Pedido de Oração ] [ Notícias ] [ Dicionário ]

Tema: Relacionamento Familiar.
Texto: Efésios 5:22-33, 6:1-4; Colossenses 3:18-21.


Introdução


A família vive hoje uma enorme crise de valores. Ela vem sendo agredida em suas bases estruturais por uma sociedade cada vez menos comprometida com ela. Uma destas bases é a do relacionamento familiar. Esposo não se dá bem com esposa, pais com filhos não se dão bem e vice e versa, irmãos com irmãos, enfim, uma grande Babel relacional tem afligido a família. Pedagogos, psicólogos, sociólogos, líderes religiosos, entre outros, são unânimes em afirmarem que os ajustes para os desajustes sociais, perpassam por uma devida qualidade de vida familiar. Mas, como ajustar uma sociedade desajustada por meio da família se esta anda do mesmo jeito. Não há dúvidas de que muito da balbúrdia que há no meio social tem a sua gênese na família. Mesmo vivendo tempos duros e difíceis, mesmo estando a família vivendo uma infernal inversão de valores, ainda há jeito para ela. Basta apenas à família, adotar para si os princípios cristãos que devem regê-la. Mantendo a família um equilíbrio nos seus relacionamentos internos, (primeiro passo para se colocar ordem em sua vida comum) a partir dos valores cristãos, as doenças cancerígenas serão extirpadas, e ela, a família, gozará de dias melhores e dará a sociedade dias melhores também.


I – O Relacionamento Matrimonial Ideal.

Dizer ideal, não significa dizer perfeito, e sim maduro. Relacionamentos maritais infantis, imaturos, causam prejuízos muitas vezes irreparáveis (o divórcio, por exemplo).A Bíblia estabelece alguns parâmetros que podem proporcionar uma maior harmonia na relação marido e mulher.

1. Falando Sobre o Comportamento da Esposa Como Tal.

a) O Que Se Requer Dela em Relação ao Seu Marido é a Submissão – Ef 5:22-24.

Dentro da perspectiva bíblica, o ato da submissão nada tem haver com a mera subserviência. Trata-se de uma adesão espontânea da vontade de uma pessoa à vontade de outra. São muitos os cônjuges (tanto a esposa, como o marido) que não entendem isso e, por isto, são confusos em suas relações.

b) A Razão de se Requerer da Esposa Submissão ao Esposo Descansa no Princípio de Autoridade Familiar Determinada Por Deus.

b.1. A mulher foi criada por causa do homem – 1Co 11;9; Gn 2:18.
b.2. O marido é a cabeça (autoridade sobre) da esposa – Ef 5:23.

Este tipo de atitude por parte da esposa em relação ao seu marido, põe muito mais responsabilidade sobre este.

c) Esta Submissão Por Parte da Esposa Para Com o Esposo Deve Se Caracterizar Por:

c.1. Ela Amá-lo – Tt 2:4.
c.2. Ela Reverenciá-lo – Ef 5:33.
c.3. Ela Obedecê-lo – 1Co 14:34.
c.4. Ela Acompanhá-lo – Rm 7:2-3.
c.5. Ela Ser-lhe Fiel- 1Co 7:3-5, 10.

2. Tratando Acerca da Atitude do Marido Como Tal.

O dever do marido é de igual modo sério. Deve ser pautado também na boa vontade. Inclusive, talvez seja muito mais sério, porque é assemelhado ao dever de Cristo para com a Igreja.

a) O Que se Requer do Marido em Relação à Sua Esposa é, Fundamentalmente, Que Ele a AME – Ef 5:25.

“Se queres ser amado, ama.”Autor Desconhecido.

b) O Tipo de Amor Que se Recomenda É:

b.1 O da Mesma Qualidade do Amor de Cristo Pela Igreja – Ef 5:25-27.
b.2. O que Fala do Amor do Homem Pelo Seu Próprio Corpo – Ef 5:28-29.
b.3. O de Uma Natureza Tal, Que Faça o Homem Deixar Tudo – Ef 5:31.

c) Em Que Consiste, Este Amor?

c.1. Cordialidade.
c.2. Deleite e Prazer na Esposa.
c.3. Honra e Respeito.
c.4. Promoção do Bem Estar Físico e Espiritual.
c.5. Vida Comum Verdadeira.

“Gostarias que tua esposa te obedeça, como a Igreja obedece a Cristo? Então age com ela como Cristo age para com a Igreja, ainda que tenhas de dar a tua vida por ela; não te negues, mesmo que tenhas de sofrer até mesmo isso.” São Crisóstomo

II – O Relacionamento Filial Adequado.

Um dos grandes dramas da família moderna é a questão da sujeição dos filhos aos pais. Desafios à autoridade dos pais, grosserias para com eles, relativização e desfiguração do sentido do que deve ser um filho para com os pais, e coisas do gênero, marcam a vida de muitos filhos. Há uma série de fatores de ordem social que também contribuem para esta realidade funesta. Entretanto, o nosso foco é apenas nos determos naquilo que a Bíblia legisla sobre o assunto. Vejamos.

a) A Obediência em Tudo Como um Estilo de Vida – Ef 6:1; Cl 3:20; Pv 1:8.

b) A Honradez é Um Mérito Que Não Pode Ser Negado aos Pais – Ef 6:2; Dt 5:16.

c) Há Uma Promessa Para os Filhos Que Exercitam a Honradez Para Com os Seus Pais – Ef 6:3; Ex 20:12.

“Quando contemplo o ‘Liao Wo’ (Espécie De Grama Que Simboliza A Paternidade), meus pensamentos se voltam para aqueles que me geraram, me criaram, e agora estão cansados, gostaria de devolver a abundância que eles me concederam, mas é como o céu: Nunca posso aproximar-me.” Ditado Chinês.

III – A Relação Paternal Adequada.

Não apenas os filhos podem arranhar seriamente a sua relação para com os seus pais. Estes também podem fazer isso. Assim como a Palavra de Deus legisla a respeito das ações filiais, ela também legisla sobre como devem se comportar os pais em relação aos seus filhos.A orientação aos pais para a manutenção do relacionamento ideal é a seguinte:

a) Não Provocar a Ira dos Filhos – Ef 6:4; Cl 3:21.

a.1. Pelo Espancamento.
a.2. Pela Intolerância.
a.3. Pela Incompreensão.
a.4. Pela Ausência Pessoal.
a.5. Pela Rispidez.
a.6. Pela Não Dialógica.
a.7. Pela Falta de Perdão.

b) Criar os Filhos na Disciplina do Senhor.

b.1. Castigo/Punição – Pv 13:24, 19:19, 22:15.

Todo castigo deve ser executado em amor e não por conta de um revanchismo vingativo. Ao castigar um filho, os pais devem ter muito cuidado nesta hora. Se a mãe ou o pai estiver irado, muito chateado, o melhor a fazer é deixar para depois a aplicação do castigo (só não pode deixar de aplicá-lo). Explicar aos filhos a razão do castigo é uma atitude extremamente necessária.

b.2. Educação.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.” (Pv 22:6).

A orientação deste verso não se restringe à orientação do caminho do Senhor. Está embutido nela a compreensão por parte dos pais, de quais são os interesses da criança, a observância de sua individualidade e de suas inclinações também como um ser social. Uma criança precisa ser ensinada da forma correta quanto às questões de ordem espirituais, bem como quanto às questões de ordem sociais, estudantis e profissionais. Cabe aos pais darem aos filhos todo suporte necessário para que eles sejam autênticos filhos de Deus e ótimos cidadãos, e isso tudo só poderá ser feito por meio da educação. Eis a melhor forma dos pais educarem os seus filhos:

“Há três coisa que um pai (uma mãe) deve a seus filhos: Exemplo...Exemplo...Exemplo". R. N. Champlin.


Conclusão.


É muito comum dizerem, de forma acertada, diga-se de passagem, que a família é a celular mater da sociedade. Ela, com esta missão, tanto pode estruturar, bem como desestruturar, a sociedade. O caminho mais seguro para ela cumprir bem a sua missão é viver os princípios cristãos estabelecidos para ela. Caso contrário, as muitas lágrimas angustiosas é o que sobrará para a sociedade. Infelizmente.