Tema: Tira a Minha Alma da Prisão.
Texto: Salmo 142:7.
Introdução
O Salmo 142 foi escrito por Davi quando ele estava sendo perseguido pelo raivoso Saul. Angustiado e escondido em uma caverna (Adulão – 1Sm 22 – ou, En-Gedi – 1Sm 24 –), Davi faz a oração que constitui o salmo em questão, buscando a Deus para que Ele provesse o livramento do propósito maligno do Rei Saul. Esta situação de falta de liberdade, e o confinamento contínuo, o perturbava a tal ponto dele sentir-se fragilizado emocional e sentimentalmente.Identicamente a Davi, todos nós estamos sujeitos às perturbações da alma que nos enfraquece, nos intimida e nos paralisa. Toda e qualquer tipo de prisão atua como verdadeiro verdugo contra quem está retido nela. Sair dela é uma questão de sobrevivência.Logo a seguir, estudaremos apenas três tipos de males que podem aprisionar e afligir a alma humana. Estes males, com seus respectivos efeitos, que iremos analisar, são comuns e ao mesmo tempo, são inimigos desconhecidos de muitos que são aprisionados por eles. Estudemo-os.
I – Definindo a Palavra Alma.
De acordo com os intérpretes, a palavra alma no grego é ‘”psuche”. Como somos tricotomistas (1 Ts 5:23), definimos alma como a sede das emoções, dos sentimentos, da vontade, da mente e da memória humana, Ela difere-se tanto do espírito humano (sede da consciência, da intuição e da adoração), como do corpo humano (sede do tato, do olfato, do paladar, d audição e da visão).II – Males Que Aprisionam a Alma Humana.
a) Passividade da Mente.
Ter uma mente passiva é ter uma mente que não atua. Falar disso é a mesma coisa que falarmos em não filtrar o que se houve.
1- Quatro Sintomas da Passividade.
1.1. Imaginação Descontrolada.
Estamos falando de uma mente dominada por fantasias que levam as pessoas a construírem castelos no ar.
1.2. Esquecimento.
Todo esquecimento constante, habitual, incontrolável, que foge aos padrões da normalidade, é um sintoma inconfundível de passividade da mente.
1.3. Falta de Concentração.
Pensamentos voando na hora da oração, quando se estiver lendo qualquer coisa, quando se está assistindo um filme, um programa qualquer, são resultados da falta de concentração.
1.4. Parada Repentina do Pensamento.
Este é o famoso branco na mente. De repente, a nossa mente para de funcionar e esquecemos o raciocínio. É o também chamado roubo do pensamento. Quando isso acontece regular e teimosamente, é porque a mente está presa pela passividade.
2- Complexo de Inferioridade.
Um profundo senso de desvalor, de incapacidade e do não merecimento na vida de alguém, é um indicativo da presença do complexo de inferioridade. Esta doença que pode assolar uma alma humana é tirana, e implacável.
2.1. Uma Auto-Imagem Fraca.
Quem tem complexo de inferioridade, tem uma auto-imagem frágil e debilitada. Mefibosete, neto de Saul, filho de Jônatas, sofria deste mal e ele nos serve de exemplo. Ele, por causa das circunstâncias da vida (ele era aleijado, o seu nome significa vergonha) quando iria ser honrado pelo já então rei Davi, disse: “...Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?” (2Sm 9:8). Com estas palavras ele revelava que se sentia um inútil e que se sentia como uma pessoa desprezível. Em outras palavras, ele tinha uma auto-imagem fraca.Pelo menos duas coisas a auto-imagem fraca produz. A saber: Ela paralisa o potencial humano; Ela destrói relacionamentos.
2.2. Agrupamento de Sentimentos Ruins.
* Rejeição
* Isolamento
* Inveja
* Insegurança
* Desmerecimento
Um abismo chama outro abismo.
3- Conceitos Deformados Sobre Deus.
Deus, do ponto de vista de quem padece deste mal, é um carrasco que sempre está pronto para castigar e punir quem transgride a sua Lei. A tirania, o despotismo, para quem sofre com esta doença da alma, são características predominantes em Deus. Sabemos que Deus não é nada disso.
3.1. Deus Não é Faraó (Ex 5:5-19).
_Aquele que exige mais tijolos e dificulta o trabalho para isso.
_Aquele que é um feitor duro e sem coração.
3.2. Causas de Distorções.
Os especialistas classificam estas causas em duas vertentes. Veja-as a seguir.
Involuntária – Vem de ambientes em que houve acidentes, humilhação dos pais.
Ex. Um filho cujo pai era seco, distante e violento.
Voluntária – O pecado cometido deliberadamente é uma ação rebelde que embota o nosso conceito sobre a pessoa de Deus.
3.3. Saiba Que Deus É:
* Amor – 1Jo 4:8
* Misericordioso – 2Cr 30:9
* Perdoador – Ne 9:7
* Longânimo – Ex 34:6
* Benigno – Sl 145:8
* Justo – Mt 27:19
* Verdadeiro – Jo 17:3
III – Passos Para a Libertação da Alma.
a) Receber a Palavra Com Mansidão – Tg 1:21.
b) Receber a Unção Com Óleo – Is 10:27.
c) Receber a Oração da Fé – Tg 5:15.
d) Pensar nas Coisas de Cima – Cl 3:2; Fp 4:8.
e) Renovar a Mente – Rm 12:2.
f) Levar os Pensamentos Cativos à Obediência de Cristo Jesus – 2Co 10:4-5
Conclusão
O fato é que, assim como podemos ficar doentes da alma, podemos perfeitamente ser curados e podemos também, mantermo-nos à distância destes males citados aqui e de tantos outros que existem. A Bíblia diz-nos que “para a liberdade foi que Cristo nos libertou” (Gl 5:1). Ela diz também, que Jesus disse: “...eu vim para que tenham vida, e a tenha em abundância” (Jo 10:10). Assim sendo, devemos já, e agora, pedirmos ao Senhor para que Ele tire a nossa alma da prisão.
Amém!